A UFRJ sediou nos últimos dias 4 e 5 de julho  a 5ª Reunião do programa RIESAL. O evento foi organizado pela Universidade de Guadalajara (México), conjuntamente com a Diretoria de Relações Internacionais do Gabinete do Reitor da UFRJ.

IMG-20190702-WA0002.jpg

A reunião de dois dias tratou de avaliar os resultados obtidos por cada instituição, e como cada uma utilizou os recursos provenientes do Programa.

Além das presenças de diversos representantes de diversas instituições de ensino superior latino-americanas, também esteve presente o Consul Adscrito do México no Rio de Janeiro, Sr. JUAN JOSÉ SALGADO SAAVEDRA.

A RIESAL (sigla em espanhol para Rede Regional para o Fomento da Internacionalização da Educação Superior na América Latina) é um braço do projeto Erasmus+, co-financiado pela Comissão Européia, que contribui no aprimoramento da internationalização nas instituições de ensino superior da região. Para conhecer mais acesse http://erasmusplusriesal.org/.

IMG_20190704_090154259.jpg

(da esquerda para a direita, Profª Nadia Comerlato (UFRJ), Sr. Juan Saavedra (Consul do México), Sr. Ismael Crôtte (Univ. Guadalajara)

CELEBRADO ACORDO INTERNACIONAL ENTRE UNAM E UFRJ PARA PESQUISAS NA ÁREA JURÍDICA

UNAM.png

A comunidade acadêmica jurídica da UFRJ celebra a formalização do Acordo de Cooperação Internacional entre seu Programa de Pós-graduação em Direito e o Instituto de Investigaciones Jurídicas (IIJ) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), cujo extrato foi publicado no diário oficial da união em 29 de abril de 2019.

DRI realiza Dia de Boas-vindas 2019/1

18/03/2019

boas vindas 20191

No dia 11 de março, o Salão Nobre do CCMN sediou mais um Dia de Boas-vindas. O evento acontece todo início de semestre, e tem por objetivo receber os novos estudantes de intercâmbio vindos da universidades parceiras da UFRJ fora do país.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a UFRJ, além de receber informações pertinentes a sua estadia na Universidade e no Rio de Janeiro.

A professora Nadia Comerlato, diretora da DRI, ressaltou a importância da experiência de intercâmbio não somente pelo aspecto acadêmico, mas também por ser uma oportunidade de agregar valores de outra língua e cultura.

Dentre os presentes, vale destacar a presença da Decana do CCMN, professora Cássia Turci, e de vários dirigentes de RI das unidades acadêmicas que também prestigiaram o evento.

Ao final da apresentação, foi oferecido um coffee break, com uma apresentação artística de coral infantil. Os estudantes internacionais também fizeram uma visitação guiada ao Museu da Geodiversidade do CCMN.

IMG 20190312 WA0009 IMG 20190312 WA0011 IMG 20190312 WA0015 IMG 20190312 WA0032 IMG 20190312 WA0035