Nota referente ao Programa de bolsas Santander

Saudações universitárias!

A presente nota procura esclarecer as perguntas frequentes sobre a situação da UFRJ no programa de bolsas de estudos Santander.

Durante o primeiro semestre de 2016, a adesão da UFRJ ao programa foi comprometido devido a problemas legais do convênio entre as duas instituições. Por isso, até a efetiva reparação e comum acordo sobre a matéria, a UFRJ não participou dos prazos estabelecidos para inscrição dos estudantes no Santander em pelo menos um dos programas de bolsas, o Luso-brasileiras 2016. Esses prazos são de responsabilidade do próprio banco. No caso do Luso, os prazos de inscrição eram para o início do mês de maio, quando a participação da UFRJ ainda não estava instituída. Ainda assim, foi possível participar do programa Ibero-americanas 2016, cujo prazo de inscrição no site do Santander se encerrou no dia 10/06/2016. Isto não se refere aos prazos internos da UFRJ para o recebimento dos documentos, seguindo o cronograma estabelecido no edital do programa (que pode ser visto aqui). Por este motivo, a UFRJ apenas lançou edital para o programa Ibero-americanas 2016.

Consideramos que, com a normatização das diferenças legais do convênio, as próximas chamadas dos programas não sofrerão os mesmos problemas. Por isso, continue acompanhando os anúncios em nosso site.

 

Cordialmente,

Equipe DRI.

UFRJ DRI - Diretoria de Relações Internacionais
Desenvolvido por: TIC/UFRJ